terça-feira, 23 de julho de 2013

Linux-Fusion fundido

Depois de um bom tempo tentando resolver questões relativas ao funcionamento do DirectFB em sistemas mais atuais, hoje consegui chegar a uma configuração funcional.

O grande problema de instalar o DirectFB 1.4.5 é que seu modo multi-processo requer um módulo Linux chamado linux-fusion. As versões mais antigas desse módulo, durante o processo de instalação, verificam qual a versão do Kernel utilizada e setam um Makefile especial de acordo - o que gera problemas quando é utilizada as versão "comemorativas" do Linux 3.x.y pois esses Makefiles funcionam apenas com os 2.x.y.

A solução foi, a força bruta, achar uma versão desse módulo que não só funcionasse com o Kernel 3.x.y como também com a versão 1.4.5 do DirectFB . Testando uma-a-uma, encontrei a versão 8.8.1, e agora posso testar aplicações DFB em uma máquina Linux qualquer.

O próximo passo agora é criar a aplicação de test_bars para encontrar qual a configuração adequada do Framebuffer do Linux para o SoC. Ela imprimirá na tela 8 barras de cores, a fim de ver quais canais estão sendo invertidos, e um degrade de cinza para ver se não estou invertendo o endianness na leitura das cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário